sexta-feira, 7 de setembro de 2007

OBJETIVOS E REFERÊNCIAS

MOSTRA

Arquitetura, arte, moda e design participam do mesmo solo cultural que produziu movimentos estéticos ao longo do tempo. Para mostrar um pouco da singularidade desses acontecimentos e ao mesmo tempo as possibilidades de encontro estético entre eles, a Elementos Móveis e Objetos preparou uma exposição que identifica a inspiração e as tendências da arte, do design e da moda na primeira metade do século XX.

Com uma montagem feita década por década, a mostra homenageia mulheres que são referências de elegância e sofisticação, em ambientes que remetem ao estilo de mobiliário e decoração predominantes em cada época, a partir de uma leitura contemporânea.

Assim, figuras como Sarah Bernhardt, Isadora Duncan, Coco Chanel, Greta Garbo, Sarah Kubtschek, Maria Callas e musicista goiana - Belkiss Spencieri (homenagem especial) nos proporcionam lições de glamour, concepções estéticas, imaginação e espírito de ousadia que marcaram definitivamente o século XX; tornando-se concepções duradouras e referências século XXI.

PECULIARIDADES DA MOSTRA

· Quarto e espelho tríptico Art Nouveau – vindos de Barcelona.
· Móveis Art Déco autênticos – 1930.
· Chapéus importados da Europa – 1900 a 1955.
· Par de colunas estilo Renascença – vindos da Espanha
· Vestidos, Casacos e Tailler – 1900 a 1955
· Taillers de Sara Kubitschek – vindos da produção da minissérie JK.
· Casaco branco de raposa – década de 1950.
· Estola de raposa – 1930.
· Escultura Art Déco assinada – vinda da Alemanha.
· Fotos de nus de fotografo alemão da década de 30 – coleção rara.
· Colares de pérola – 1910 a 1930.
· Mesa de jantar Brasileira – Espólio de Pietro Maria Bardi.
· Mesa de jantar pé palito de caviúna com oito cadeiras – 1950
· Bar de Joaquim Tenreiro.

CURADORIA

Simone Borges
Arquiteta e urbanista com especialização em filosofia e estética, pela UCG, 1990. Realiza projetos e pesquisas ligados a interdisciplinaridade da arquitetura, urbanismo, estética, história e design. Completou quinze anos de exercício profissional, em seu escritório Simone Borges ARQUITETURA. É professora convidada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UCG.


Sheila Brito
Com formação em Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP, 1998. Possui atuação em vários campos de trabalho relacionados às artes, design, pesquisa iconográfica, através de seu escritório de Design Gráfico. É professora no curso de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira.


REFERÊNCIAS – MULHER – MODA - MOBILIÁRIO

1900 – 1910 - SARAH BERNHARDT

“Nasceu em Paris, França, a 22 ou 23 de Outubro de 1844; morreu em Paris, a 26 de Março de 1923. Em 1866, foi contratada pelo Teatro Ódeon, e com a competente companhia residente do teatro e muito trabalho começou a sua ascensão de atriz. A sua autuação encantou as audiências, devido sobretudo, ao lirismo da sua voz. Foi à razão da célebre frase de Victor Hugo, que afirmou que a atriz tinha uma «voz de oiro», caracterização que perdurou apesar dos críticos já descreverem a voz de Sarah Bernhardt como sendo prateada, devido à sua parecença com o tom de uma flauta.”
http://www.arqnet.pt/portal/biografias/bernhardt.html

Referência da Moda - Paul Poiret
Referência de Mobiliário - Art Nouveau


1910 – 1920 - ISADORA DUNCAN

“Isadora Duncan (1877-1927) é um nome celebrado internacionalmente. Mas poucos sabem que ela foi uma “dançarina” revolucionária.
Ângela Isadora Duncan teve uma trajetória extremamente particular, tanto no campo profissional como no pessoal, apesar dos infortúnios, sua trajetória pessoal foi marcada por muitos êxitos. Sua dança modificou as concepções estéticas vigentes na época, dividindo opiniões. Para ela, sua arte era a expressão da vida, seus movimentos derivavam dos desejos de sua imaginação e de seu espírito, baseados em formas da natureza. “
http://www.conexaodanca.art.br/imagens/textos/artigos/Biografia%20de%20Isadora%20Duncan.htm

Referencia Moda - Jeanne Lanvin
Referencia de Mobiliário - Renascença Brasileiro


1920 – 1930 - COCO CHANEL

A vida social de transição do século 19 para o 20. Aliás, Chanel foi o maior exemplo dessa transição. Foi uma mulher de fases, mas sobretudo, uma visionária que antecipou idéias e estilos de comportamento do século 20.


Sua visão de moda ultrapassava as barreiras vigentes na época. Sempre teve preocupações de fazer ligações entre a publicidade (coisa nova na época) e o que propiciasse conforto.
Lançou seu famoso vestidinho preto, que se tornou peça básica e foi descrito pela "Vogue" americana, em 1926, como o Ford (carro famoso na época) da moda, notando o sucesso em que ele se transformaria durante décadas. Chanel confirmou seu êxito na Exposition des Arts Décoratifs, em Paris, no mesmo período.

http://almanaque.folha.uol.com.br/chanel_historia.htm

Referencia de Mobiliário – Bauhaus e Buddemeyer


1930- 1940 - GRETA GARGO -
(1905, Estocolmo -1990, Nova York )

”Greta Garbo, cujo nome verdadeiro era Greta Lovisa Gustafsson, era conhecida pelo epíteto de "A Divina" devido à beleza clássica de seu rosto e ao magnetismo que irradiava. Greta Garbo habituara-se a triunfar desde o seu primeiro filme, A Saga de Gösta Berling, rodado na Suécia e baseado numa novela de Selma Lagerlöf. Mauritz Stiller, diretor desse filme, foi quem a batizou então com seu nome artístico e a introduziu em Hollywood, onde, em 1926, assinou um contrato com a Metro-Goldwyn Mayer (Samuel Goldwyn). De sua filmografia destacam-se A Mulher Divina, 1928; Mata Hari, 1931; A Dama das Camélias, 1937; e Ninotchka, 1939. Em 1954, foi premiada com um Oscar pelo conjunto de sua carreira.”
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia.php?c=392

Referencia de Moda – Elsa Schiaparelli
Estilo de Mobiliário – Art Déco


1940 – 1950 - SARAH KUBITSCHEK

“Sarah Kubitschek foi casada com Juscelino Kubitschek durante 46 anos. Nascida em Belo Horizonte, filha do deputado Jayme Gomes de Souza Lemos e de dona Luizinha Negrão Lemos, casou-se em 31 de dezembro de 1930. A partir daí sua vida se confunde com a carreira política de seu ilustre marido, que ocupou vários cargos na administração pública: Chefe do gabinete civil do governo de Minas Gerais; deputado federal; prefeito de Belo Horizonte; novamente deputado federal; governador de Minas Gerais; Presidente da República e finalmente senador pelo Estado de Goiás. A brilhante carreira de JK levou-a a uma vida também de lutas e restrições. Dona Sarah é fundadora da Organização das Pioneiras Sociais, que realizou notável obra de assistencialismo em Minas, incluindo fundação de escolas, creches e distribuição de roupas, alimentos, cadeiras de rodas e aparelhos mecânicos para deficientes físicos.
http://www.memorialjk.com.br/sar/indexsarah.htm

Referencia de Moda – Cristóbal Balenciaga Esagari
Referencia estética – Modernismo Brasileiro


1950 –1960 - MARIA CALLASMaria Kalogheropulos,

conhecida por Maria Callas, (Nova York, 2 de dezembro de 1923 - Paris, 16 de setembro de 1977) extraordinário soprano, filha de um casal grego emigrado, que, embora vivendo com modéstia, não tinha grandes dificuldades econômicas, teve o seu berço em Nova Iorque, em 1923.
Possuía uma voz potente e moldável. As suas interpretações sempre arrastaram e encantaram as multidões. Impôs uma personalidade vocal e teatral que influenciou a sua geração. Abandonou o palco em 1965. Dos muitos papéis que interpretou no gênero lírico e dramático e de inúmeros compositores, destacam-se: "Norma", de Bellini; do mesmo autor "Os puritanos da Escócia", no papel de Elvira; representou o personagem de Violetta em "La Traviata", de Verdi; "Medeia", de Cherubini; "Tosca", de Puccini; "Lucia de Lammermore", de Donizetti.
Isolada, no seu apartamento de Paris, Maria Callas morreu em 1977, deixando perpetuado o eco de uma voz única, que soube transmitir, como nenhuma outra, toda a gama de emoções de que o ser humano é capaz.
http://www.lerparaver.com/cultura/fig_callas.html

Referencia de Moda – Christian Dior
Referência de Mobiliário – “Móveis Pé Palito anos 50”



HOMENAGEM ESPECIAL - musicista goiana - Belkiss Spencieri

Nenhum comentário: