sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Pesquisa - RENÉ LALIQUE, (JULES)

1900 – 1910


"Joalheiro e vidreiro. Nascido em Ay, Marne, França. De 1876 a 1881, estudou desenho em Paris. Trabalhou como ouvires e passou vários anos em Londres, antes de retornar a Paris. Após um período como desenhista free-lance especializado em jóias, tecidos e leques, Lalique abriu em 1885 sua própria companhia, criando e fabricando jóias que vendia à Boucheron, à CARTIER e outras joalherias francesas. Em 1891, Lalique desenhou jóias para ser usadas no palco pela atriz Sarah Bernhardt. Na Exposição de Paris de 1900, obteve sucesso considerável com suas jóias ART NOVEAU. Por volta de 1895, o estilo diferente e sinuoso de Lalique em geral misturava formas humanas a motivos orgânicos e simbólicos. Famoso tanto por seu trabalho em vidro quanto por suas jóias, Lalique foi um artesão fecundo, executando desenhos extraordinários em materiais nobres."

Fonte: http://www.modasite.com.br/modasite/contents.jsp?page=glossary&section=L


"René Lalique contribuiu significativamente para o movimento Art Nouveau, que floresceu através da Europa e nos Estados Unidos, entre 1890 e 1910 e cujas principais características ornamentais são as linhas ondulantes e assimétricas, que geralmente tomam a forma de flores e botões, galhos, asas de insetos e outros delicados elementos da natureza. Linhas que ora são elegantes e graciosas, ora impõem ritmos dinâmicos, criando uma fusão entre a estrutura e o ornamento.

Criou para Sarah Bernhardt, (acima, exemplo de broche em ouro e pedras ) grande atriz teatral da época, jóias e objetos personalizados, que bem retratam o lado delicado e glamouroso do universo feminino deste período, na efervescente e multicultural Paris: a cidade luz. Isso fez dele, entre outras coisas, o designer mais cobiçado pelas suas inusitadas e ultra modernas propostas.Antes mesmo dessa arte se denominar design."

Fonte:
http://www.officinadopensamento.com.br/arquivos/visuais/artigos/rene_lalique_paula_valeria.htm

Nenhum comentário: