sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Pesquisa - MODA JEANNE LANVIN

1910 – 1920


Fonte: www.elegant-lifestyle.com/fashion_books.htm


Fonte:http://www.prodimarques.com/sagas_marques/lanvin/lanvin.php


"Jeanne Lanvin foi uma das estilistas mais influentes do século 20, com criações que marcaram definitivamente suas primeiras décadas. Nascida na região da Bretanha francesa foi aprendiz de costureira e, mais tarde, chapeleira, profissão com a qual iniciou sua carreira em Paris, em 1890.

Em 1910, o orientalismo, que exercia grande influência em toda a Europa, fez com que Jeanne Lanvin passasse a apresentar roupas bastante exóticas, feitas em tecidos preciosos como veludos e cetins. Às vésperas da 1ª Guerra Mundial, ela criou os chamados robes de style, com cintura marcada e saias fartamente rodadas, que estiveram em moda, com pequenas modificações, até o início dos anos 20.

Seus vestidos tinham sempre uma concepção romântica e uma severidade muitas vezes atenuada por babados. Tudo o que ela criava transformava-se em sucesso: assim foi com seus vestidos chemisiers, com um bolero inspirado nos costumes bretões, vestidos com miçangas, especiais para dançar, vestidos esportivos de jérsei de lã xadreza com fios dourados e prateados, além de pijamas para festas. O uso freqüente de um determinado tom de azul fez com que ficasse conhecido como ‘o azul Lanvin’."
Fonte:
http://informefashionbrasil.terra.com.br/arquivos/lanvin.htm

"Jeanne Lanvin, - 1867-1946. Estilista. Nascida na Bretanha, França. Foi aprendiz de costureira e, depois, de chapeleira. Em 1890, abriu uma chapelaria em Paris. Nos primeiros anos do século XX, as roupas que fazia para sua irmã mais nova e, depois, para sua filhinha atraíam tanta atenção das clientes que Jeanne criou cópias e lançou linhas novas, vendendo-as em sua loja. Durante os anos seguintes, os pedidos de mulheres jovens persuadiram-na a abrir uma casa de alta-costura que oferecesse trajes de mãe e filha combinando. Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, criou seus famosos robes de style, baseados em modelos setecentistas. Esses vestidos de cintura marcada e saias rodadas permaneceram em moda até o início da década de 20, sofrendo apenas pequenos ajustes. Desenhou também vestidos românticos, inspirados em formas vitorianas suavizadas e generosamente adornado com bordados. Por volta de 1910, sob a influência de orientalismo, Jeanne passou a criar roupas de noite exóticas, de veludo e cetins, em estilo oriental. No início da Primeira Guerra Mundial, fez um vestido CHEMISIER simples que, mais tarde, tornou-se a silhueta básica dos anos 20. Suas roupas do pós-guerra obedeciam ao espírito da época. Em 1921, sua coleção "Riviera" lançou bordados astecas. No ano seguinte, o costume bretão de Lanvin apresentava um bolero, com PASSAMANARIA, inúmeros botõezinhos e uma gola grande de organdi que caía sobre um laço de cetim vermelho. Um gorro de marinheiro ou um chapéu de palha redondo completavam o traje. Confeccionava também vestidos com miçangas para dançar; vestidos esportivos de jérsei de lã com padrão XADREZ de fios dourados e prateados; PIJAMAS de festa; e CAPINHAS. Seu trabalho era facilmente identificável pelo hábil uso do bordado e pelo fino acabamento. Ela utilizava com tanta freqüência determinado tom de azul que este passou a ser denominado "azul Lanvin".
Fonte:
http://www.modasite.com.br/modasite/contents.jsp?page=glossary&section=L

Nenhum comentário: