sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Pesquisa - ISADORA DUNCAN


1910 – 1920


http://www.nndb.com/people/103/000030013/isadora-duncan-head.jpg

"Isadora Duncan (1877-1927) é um nome celebrado internacionalmente. Mas poucos sabem que ela foi uma dançarina revolucionária.

Ângela Isadora Duncan teve uma trajetória extremamente particular, tanto no campo profissional como no pessoal. Nascida "sob a estrela de Afrodite", segundo ela mesma dizia, em 26 de maio de 1877, em São Francisco, EUA, sua vida pode ser comparada em diversos momentos às tragédias dos gregos que tanto lhe inspiravam, não só por seu sucesso, mas também pelos muitos infortúnios que pontuaram sua existência.

Apesar dos infortúnios, sua trajetória pessoal foi marcada por muitos êxitos. Sua dança modificou as concepções estéticas vigentes na época, dividindo opiniões. Ainda que fosse considerada uma dançarina genial, Isadora afirmou, pouco antes de morrer, que jamais dançara um só passo em toda sua existência. Para ela, sua arte era a expressão da vida, seus movimentos derivavam dos desejos de sua imaginação e de seu espírito, baseados em formas da natureza. Sua maneira libertária de lidar com o mundo e a personalidade ímpar lhe renderam relacionamentos com homens notáveis, como o designer Gordon Craig, o herdeiro do império das máquinas de costura Paris Singer e o poeta russo Sergei Esenin. Seu círculo de amizades, por sua vez, incluía nomes como Auguste Rodin, Jean Cocteau e Preston Sturges, entre outros."

Fonte:http://www.conexaodanca.art.br/imagens/textos/artigos/Biografia%20de%20Isadora%20Duncan.htm

http://www.she.com.br/secoes/ver.asp?id_mat=521&id_secao_mat=11-1&id=11

Nenhum comentário: