terça-feira, 21 de agosto de 2007

Pesquisa - ART DÉCO

Art Deco 1930 - 1940

"O Art Déco é caracterizado por um eclético estilo de design que se desenvolveu no início do século. Inicialmente foi chamado de moderno, recebendo depois o nome de Art Déco, em conseqüência da Exposição Internacional das Artes Decorativas Industriais e Modernas de Paris, em 1925, a qual celebrou a vida no mundo moderno. A nova estética da virada do século tomou impulso a partir dai.

Pode-se dizer que o período do Art Déco deu seus primeiros passos no início do século, sendo seus dois precursores Charles Rennier Mackintosh da Escócia e Josef Hoffmann de Viena. Esta observação pode ser feita, pois estes homens foram reformadores dos excessos do estilo Art Nouveau, e seus trabalhos, logo após a virada do século, foram uma indicação do que surgiria nas próximas décadas. Em 1903, Hoffman fundou o Wiener Werkstatte, um "workshop" que produziu alguns dos primeiros designers Art Déco, que viriam a atuar nas décadas posteriores. O projeto do "Palais Stoclet", de Hoffman, na Bélgica, é sem dúvida o melhor exemplo do que viria a ser o estilo Art Deco.

Hoje o termo Art Déco é usado para se referir a uma mistura de estilos dos anos 20 e 30. Este foi justamente o período do apogeu do Art Deco, e corresponde ao intervalo entre as duas guerras mundiais.

O período do Art Déco é um período de contradições. Através dos ruidosos anos vinte e a Grande Depressão dos anos 30, o Art Deco impregnou o mundo cotidiano com um elegante estilo de fria sofisticação. Cantores e compositores entretinham audiências através do novo meio do rádio, e os musicais de Hollywood ofereciam a esperança de tempos melhores e uma fuga temporária dos problemas diários. Viagens eram notícia, com as linhas oceânicas correndo pelo Atlântico e trens atravessando continentes, a velocidade passa a ser uma metáfora dos tempos modernos. O design acompanhou estas mudanças.

O Art Déco surgiu como uma antítese do Art Nouveau. Onde este era pesado e rebuscado, o Art Deco era limpo e puro. O estilo e aspectos do design Art Deco com suas linhas simples, de formas aerodinâmicas, difundiram-se em todos os aspectos da vida cotidiana da época. Toda as formas de artes e ofícios usavam este novo estilo. Incluindo arquitetura, vestuário, indústria, joalharia, móveis, utensílios, desenho de interior e qualquer coisa que se possa imaginar.

Suas linhas, quando curvas, seguiam um arco bem definido e quando retas, tinham a precisão de uma régua. As linhas limpas, a aerodinâmica e a simetria, características encontradas no design Art Deco, tiveram como inspiração a indústria. Foi a era da máquina. O Art Deco podia ser alegre por um lado, e por outro, grave e prático. Refletia as mudanças do seu tempo. Modelos clássicos da antiga Grécia, artefatos egípcios, temas do Meio Oeste americano, a arte oriental, e uma grande variedade de outras influências são encontradas no Art Deco de forma estilizada. Mesmo usando o antigo como inspiração, este vinha sempre temperado com ingredientes novos.

A arquitetura e artes aplicadas do período Art Deco revelam uma mistura variada. No entanto, a maior parte compartilha a marca característica da geometria e simplicidade, freqüentemente combinadas com cores vibrantes e formas simples que celebram o crescimento do comércio e da tecnologia. É o design abstrato e o uso da cor pela cor. Foram produzidos nesta época desde objetos luxuosos feitos com materiais exóticos, para uma clientela exclusiva, como também artigos diversos produzidos em massa, muitos deles imitações dos objetos de luxo, ficando assim disponíveis à crescente classe média. O mundo do Art Deco representa uma "benevolência da forma" para com um tempo simples.

Havia também uma preocupação com a baixa dos preços dos objetos de consumo e aprimoramento dos métodos de produção. Nos objetos de arte do período do Art Deco, via-se a preocupação com detalhes característicos da produção em massa, embora estes fossem geralmente produzidos por hábeis mestres artesãos. Estes detalhes são a simplicidade das linhas, formas e padrões geométricos, repetição de elementos simetricamente distribuídos.

No final dos anos 20, como resposta à recessão econômica, empresas Americanas começaram a contratar artistas comerciais, ilustradores de propaganda, e designers profissionais para adequar seus produtos às necessidades da época. Inspirados no estilo Art Deco, estes novos desenhistas industriais, de princípio, criaram câmeras, rádios e outros produtos com linhas elegantes, mais tarde adaptaram as formas aerodinâmicas modernas para criar um estilo de design comercial, refletindo um desejo de suavizar o progresso.

Observando-se algumas peças do Art Deco, não se pode deixar de notar o grande número de objetos "disfarçados de outros". Como por exemplo: bules que parecem automóveis, ursos ou elefantes, candeeiros de mesa em forma de pára-quedista a pousar no solo, etc... O design de máquinas era empregado livremente como inspiração. As asas de um avião, a proa de um navio, as escotilhas dos camarotes dos novos transatlânticos, engrenagens, as estruturas de motores de carros, etc.. eram facilmente encontradas em objetos do cotidiano. Estes produtos eram fabricados geralmente com os novos materiais tais como a baquelite, o plástico e o crômio.

Dois designers que aparecem como os primeiros a apresentar o novo estilo em seus trabalhos, no período de transição entre o Art Nouveau e o Art Deco, são o costureiro Paul Poiret e o mestre dos trabalhos em vidro, René Lalique. Os trabalhos destes dois profissionais, sem dúvida, influenciaram as linhas do novo estilo. Outra influência importante foi a montagem de produções do Balé Russo, com um estilo de decoração oriental e cores exóticas.

Alguns destaques do Art Deco na Europa foram: Jacques Émile Ruhlmann tanto na arquitetura como no mobiliário, Jean Dunand em trabalhos em laca, Jean Puiforcat em prata, René Lalique em vidro e jóias.

O Art Deco americano ficou mais geométrico e linear do que o europeu, principalmente o francês, que pode ser considerado o centro do movimento. Na América, no entanto, foi onde mais se expandiu, podendo ser visto desde grandes edifícios como o Crysler Building (Nova York), até cartazes anunciando exposições, passando por locomotivas, carros de passeio, rádios, design de interior, jóias etc...Alguns destaques entre os designers americanos deste período são: Frank Lowyd Wright, Walter Dorwin Teague e Donald Deskey.

Pode se considerar o fim do movimento, se é que teve um fim, como sendo conseqüência da crise financeira de 1929, somada à depressão mundial. A segunda Guerra Mundial interrompeu qualquer recuperação e destruiu toneladas de material. Finalmente, a preocupação com a reconstrução pós-guerra deixou pouco tempo para coisas não essenciais.

Deve se destacar um aspecto importante na história do design deste período que são as divergências existentes entre autores a respeito de objetos do final do Art Nouveau, Art Deco e Styling Americano; neste período o designer passou a ser de fundamental importância para o sucesso das indústrias e seu trabalho com isto se valorizou, fazendo com que inúmeros profissionais vindos de diversas formações se dedicassem a este ofício."
Fonte:http://www.arte.unb.br/alunos/graduacao/alu98/cga/html/historico.html


Sites recomendados:

http://www.mac.usp.br/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/deco/index.htm
http://www.artdecoworld.com/
http://www.museocasalis.org/index.php?pg=pagina&id=8&mn=3&lg=po
http://www.greatbuildings.com/types/styles/art_deco.html
http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp049.asp
http://www.vitruvius.com.br/resenhas/textos/resenha027.asp
http://www.retropolis.net/
http://www.sjsu.edu/faculty/wooda/miami/
http://neweraantiques.com/
http://www.tace.com/periods/artdeco.html
http://www.art-deco.com/statues.html
http://www.art-deco.com/general.html
http://www.decoweb.com/decartde.htm

http://www.decoweb.com/Deco.html?afdt=AGQ7gEj8TkcKEwiJwrn-pIiOAhULdxUKHXo7jA8YACAAMLak9g44DQ


Nenhum comentário: