quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Pesquisa - MODA SALVATORE FERRAGAMO

Moda 1930 - 1940
"Salvatore Ferragamo foi um artista em sintonia com o clima cultural de seu tempo"

"Um dos nomes mais importantes do século 20 no design de calçados, Salvatore Ferragamo, nascido em Bonito, localidade próxima a Nápoles, no sul da Itália, desde adolescente exercia seu ofício. Com 16 anos, passou a trabalhar com seus irmãos na Califórnia, Estados Unidos, onde faziam sapatos à mão para as produções cinematográficas da American Film Company.

Atores e atrizes, que assim conheceram o trabalho de artesão de Ferragamo, logo se tornaram seus clientes particulares - nos anos 20, as mulheres adotaram uma de suas criações, as sandálias com tiras que eram amarradas nos tornozelos, lembrando os calçados usados pelos romanos, na Antiguidade. De 1923 a 1927, Ferragamo morou em Hollywood, trabalhando para as companhias de cinema Universal, Warner Bros. e Metro-Goldwin-Mayer.

Quando voltou para a Itália, escolheu a cidade de Florença para abrir uma oficina de calçados com 60 operários, dando início à primeira produção em larga escala de sapatos feitos à mão.
Sua criatividade não tinha limites, seja no que dizia respeito à forma de um calçado, seja quanto aos materiais empregados para fazê-lo - de sua oficina saíram os primeiros modelos de salto anabela e sola tipo plataforma, ainda nos anos 30, e além do couro, ele usava renda e ráfia, entre outras novidades.


Sandália 1928


Em 1947, sempre à frente do estilo de sua época, e muito tempo antes da chegada do material plástico ao mundo dos calçados, Ferragamo criou o que ficou conhecido na época como “o sapato invisível”, feito em náilon e com salto em camurça preta. Segundo se sabe, até 1957 o estilista havia criado mais de 20 mil modelos de calçados e registrara 350 patentes."

Nenhum comentário: